Foto: Danilo Chamas / Fotomontagem iG sobre SCX
Na internet, profissional deve utilizar palavras com referência à área pretendida
Como montar
Antes de tudo, é preciso ter em mente que milhares de currículos são expostos todos os dias nas redes sociais. Por isso, é fundamental ser objetivo. A área na qual teve uma maior atuação e o que está buscando são os principais pontos a serem destacados. "As empresas possuem critérios de busca. Se isto não está especificado, ele pode não aparecer no filtro", afirma Juliana Nunes, sócia-gerente da Asap – consultoria de recrutamento de seleção.
Quando o profissional se candidata para uma vaga específica, ele irá elaborar o currículo de acordo com os requisitos exigidos. Mas, na internet, ele está apenas se mostrando ao mercado. Contatos, experiência profissional, graduação e idiomas são os pontos principais.
"Ele deve ressaltar as suas melhores experiências, direcionando para a área que pretende seguir", aconselha Juliana. Projetos que não estão ligados diretamente ou indiretamente ao setor que o profissional almeja não devem ser destacados.
Além disso, as experiências devem ser contadas de forma cíclica: quando assumiu o cargo, qual era seu objetivo, como realizou e qual foi o resultado alcançado. Segundo Fábio Padovani, diretor da companhia de recrutamento 2Get, é nessa parte que devem estar destacadas as principais atribuições, com palavras relacionadas à área.
Isso porque devido à grande quantidade de currículos nas redes sociais, muitos recrutadores utilizam da técnica de busca por palavras para filtrar os candidatos. "É fundamental que o profissional coloque palavras de referência à área pretendida. Isso facilita que as empresas acessem seu currículo", afirma Padovani.
Fonte: iG Economia|Carreiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário